#A exposição ao #álcool através da #amamentação pode afetar o #desenvolvimento dos bebês

Postado em

De acordo com um estudo publicado on-line em 30 de junho no Pediatrics, expor bebês ao álcool durante a amamentação pode diminuir sua capacidade cognitiva aos 6 a 7 anos de idade.

Louisa Gibson e Melanie Porter, Ph.D., da Universidade de Macquarie, em Sydney, e colegas coletaram dados do Growing Up in Australia: The Longitudinal Study of Australian Children (Crescendo na Austrália: o estudo longitudinal de crianças australianas). Foram incluídos dados de 5.107 bebês australianos recrutados em 2004 e avaliados a cada dois anos. A relação entre os hábitos de beber e fumar de mães amamentando e as pontuações das crianças no Raciocínio Matricial, Teste de Vocabulário por Imagens Peabody – terceira edição e Quem sou eu? foram avaliadas em momentos posteriores.

Os pesquisadores observaram que, em crianças que tinham sido amamentadas, houve uma correlação entre o consumo aumentado ou mais arriscado de álcool pela mãe, em um primeiro momento, com reduções nas pontuações de Raciocínio Matricial aos 6 a 7 anos de idade. Em bebês que nunca haviam amamentado, esta relação não ficou evidente. Não foi observada correlação entre o tabagismo durante a amamentação e qualquer variável de resultado.

“Expor bebês ao álcool através da amamentação pode causar reduções dependentes da dose na sua capacidade cognitiva. Esta redução foi observada na faixa etária de 6 a 7 anos, mas não se manteve na faixa etária de 10 a 11 anos”, escreveram os autores. “Embora a relação seja pequena, ela pode ser clinicamente significativa quando as mães consomem álcool regularmente ou em quantidades excessivas.”

Resumo/Texto completo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s