#primeiro caso de um gato infetado com Covid-19 em Espanha

Postado em

Investigadores dizem que a carga viral no animal era muito baixa, o que prova que dificilmente os animais conseguem infetar humanos.

Identificado primeiro caso de um gato infetado com Covid-19 em Espanha

Há cerca de uma semana, os especialistas do Centro de Investigação de Saúde Animal, em Barcelona, receberam o cadáver de um gato de uma família da Catalunha.

Os investigadores deste centro analisaram a presença do SARSCoV-2 em vários órgãos do animal e encontraram-no em dois: na cavidade nasal e num gânglio linfático junto ao intestino. Contudo, salientaram, a carga viral do mesmo era muito baixa.

“Isto demonstra que os gatos só em casos muito isolados podem ser vítimas colaterais da pandemia, mas há muito poucas hipóteses de infetarem as pessoas”, explica Nàtalia Majódiretora do centro. Outro investigador refere que o objetivo é divulgar o resultado deste estudo numa revista cientifica em breve, mas antes querem analisar o genoma do vírus e ver se o animal tinha anticorpos.

Este é o sexto caso no mundo de um gato infetado pelo novo coronavírus. No que diz respeito a animais infetados, existem, até ao momento, o caso de dois cães e um tigre de um Jardim Zoológico de Nova Iorque e cinco outros gatos (dois em Hong Kong, um na Bélgica, um em Nova Iorque e um em França).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s