#SARS-CoV-2 é encontrado no #sêmen de homens com #Covid-19

Postado em Atualizado em

Um estudo de coorte realizado no Hospital Municipal de Shangqiu, na China, publicado no dia 7 de maio de 2020, detectou o novo coronavírus (SARS-Cov-2), agente causador da pandemia por Covid-19, no esperma de homens.

Foram identificados todos os pacientes homens maiores de 15 anos atendidos nesse hospital, com confirmação laboratorial de Covid-19, entre 26 de janeiro e 16 de fevereiro de 2020. A definição de confirmação laboratorial foi a testagem positiva para SARS-CoV-2 através de PCR por swab nasal e orofaríngeo.

 

Dos 50 pacientes selecionados, 12 não puderam fornecer amostra (por disfunção erétil, estado de coma ou morte). Um total de 38 pacientes, então, forneceram amostras de sêmen, que foram testadas para a presença de SARS-CoV-2. Entre esses 38 pacientes, 23 já estavam recuperados clinicamente e 15 ainda permaneciam no estágio agudo da doença.

 

Resultados

Os resultados mostraram presença do vírus nas amostras de 6 (15.8%) pacientes, sendo 4 entre os 15 que ainda estavam com doença aguda ativa e 2 entre os 23 que já haviam se recuperado. Não houve diferença significativa entre as amostras positivas e negativas em relação a idade, a história de doença urogenital, ou aos tempos de doença, de internação, ou de recuperação.

O estudo mostra, portanto, que o vírus pode ser encontrado no sêmen de homens com Covid-19 ativa e também naqueles já recuperados da doença. Contudo, ainda não se pode afirmar que o vírus pode ser transmitido por via sexual. Ainda assim, os autores recomendam a adoção de medidas de prevenção sexual, como abstinência ou uso de preservativos.

 

Autor:

Renato Bergallo

Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF) ⦁ Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Administração em Saúde (UERJ) ⦁ Mestre em Saúde da Família (UFF) ⦁ Doutorando em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) ⦁ Professor da disciplina de Saúde da Família e gerente do Centro de Saúde Escola Lapa da Faculdade de Medicina da Universidade Estácio de Sá

Referências bibliográficas:

  • Li D, Jin M, Bao P, Zhao W, Zhang S. Clinical Characteristics and Results of Semen Tests Among Men With Coronavirus Disease 2019. JAMA Netw Open. 2020;3(5):e208292. doi:10.1001/jamanetworkopen.2020.8292

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s