Vacinação para HPV e risco de câncer cervical invasivo

Postado em

Vacina contra o HPV é aplicada em paciente para estudo sobre câncer cervical

Atualmente sabemos da eficácia da vacina contra HPV. Sabemos ainda que ela é efetiva na proteção do colo uterino contra lesões de alto grau. Entretanto ainda não temos na literatura bem determinada a relação, se é que ela possa existir, entre o uso da vacina HPV e a lesão cervical invasiva. Será que a proteção pode chegar até evitar os temíveis cânceres invasivos de colo uterino?

Para responder a essa questão, epidemiologistas de Estocolmo, na Suécia, publicaram em 01 de outubro de 2020 no NEJM, um estudo de coorte agrupando mulheres de 10 a 30 anos de idade, estudadas no período de 2006 a 2017. Em particular, esse estudo foi realizado na Suécia, onde não se exigiu termo de consentimento informado para participação do mesmo, fato esse aprovado pelo comitê de ética em Estocolmo.

Características das pacientes

Em 2007 a vacinação contra HPV foi oferecida para garotas de 13 a 17 anos de idade. Já em 2012, a vacina foi oferecida gratuitamente para garotas e mulheres de 13 a 18 anos, simultaneamente a um programa de vacinação nas escolas para as meninas de 10 a 12 anos. Atualmente, as mulheres de 23 a 64 anos de idade são solicitadas a realizarem seus exames de prevenção para câncer ginecológico num período que vai de 3 a 7 anos de acordo com cada faixa etária. Foram incluídas no estudo moças e mulheres que não tinham recebido a vacina previamente, e nem apresentavam câncer cervical invasivo no período inicial do estudo.

Uma coorte de aproximadamente 1,6 milhão de mulheres foram admitidas no estudo. Dessas, apenas 19 mulheres do grupo que recebeu a vacina desenvolveu carcinoma do colo uterino invasivo, enquanto que 538 mulheres do grupo que não recebeu a vacina desenvolveram doença invasiva de colo uterino. Observou-se, no grupo vacinado, que 83% das moças e mulheres receberam sua(s) vacina(s) antes dos 17 anos de idade (considerou-se o contato com a vacina com pelo menos uma dose).

Na Suécia entre os grupos vacinados e não vacinados a incidência de câncer invasivo dá um grande salto a partir de 23 anos de idade.

Conclusão

Após estudos mostrarem a eficácia da vacina quadrivalente contra verrugas genitais, lesões  de alto grau (NIC 2 e3) agora com esta publicação, nesta população estudada, a vacina quadrivalente contra HPV se mostrou eficaz na prevenção também de lesão cervical invasiva. Ainda chamou a atenção que esse benefício se dá quanto mais precoce se iniciar a vacinação, de preferência até os 17 anos de idade para obtenção do nível de proteção ideal, já que nas suecas a incidência de lesões invasivas aumenta bastante a partir de 23 anos de idade.

Autor(a):

João Marcelo Martins Coluna

Médico Ginecologista e Obstetra formado pela Universidade Estadual de Londrina • Mestrado em Fisiopatologia pela Unoeste (Universidade Oeste Paulista) • Docente da Unoeste (Presidente Prudente) – departamento materno infantil • Preceptor Residência Médica Hospital Regional Presidente Prudente – SP • Plantonista Ginecologia e Obstetrícia Hospital Regional Presidente Prudente • Plantonista Ginecologia e Obstetrícia Hospital Estadual Dr. Odilo Antunes Siqueira (Presidente Prudente – SP) • Plantonista Ginecologia e Obstetrícia Santa Casa de Misericórdia de Adamantina
Plantonista Socorrista Santa Casa de Misericórdia Presidente Prudente • Médico Regulador ambulatorial município de Dracena – SP • Médico Preceptor ambulatorial UNIFADRA (Dracena – SP) • Ginecologista do serviço ambulatorial de Narandiba (SP) • Ginecologista e Obstetra do serviço ambulatorial de Pirapozinho (SP).

Referências bibliográficas:

  • Lei J, et al. HPV Vaccination and the Risk of Invasive Cervical Cancer. N Engl J Med 2020;383:1340-8. doi: 10.1056/NEJMoa1917338.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s