Covid-19: cientistas alertam que vírus que sofreu mutação genética se espalha pela Europa

Postado em

Cientistas alertam que coronavírus que sofreu mutação genética se espalha pela Europa

Uma variante do novo coronavírus surgiu no início do verão europeu e tem se espalhado para diversos países do continente desde então, segundo indica um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Basel, na Suíça, e na Universidade de Valência, na Espanha.

Apesar de ter sido publicado na revista MedRXiv no dia 28 de outubro, a pesquisa ainda não foi revisada por pares.

Observações e hipóteses

Batizada como 20A.EU1, a sequência da variante surgiu no início do verão de 2020, presumivelmente na Espanha, e desde então se espalhou para diversos países europeus.

Essa variante foi observada pela primeira vez na Espanha em junho e tem estado em frequências acima de 40% desde julho. Fora da Espanha, a frequência dessa variante aumentou em valores muito baixos antes de 15 de julho para 40-70% na Suíça, Irlanda e Reino Unido em setembro.

A 20A.EU1 também é prevalente na Noruega, Letônia, Holanda e França. Quase nada pode ser dito sobre outros países europeus porque poucas sequências recentes estão disponíveis.

“Mostramos que essa variante foi exportada da Espanha para outros países europeus diversas vezes e que grande parte da diversidade desta sequência identificada na Espanha é observada em toda a Europa”, diz o estudo.

Ainda não está claro se esta variante está se espalhando por causa de uma vantagem de transmissão do vírus ou se a alta incidência na Espanha seguida pela disseminação através de turistas é suficiente para explicar o rápido aumento em vários países.

Contudo, os pesquisadores acreditam que a expansão da variante foi facilitada pelo afrouxamento das restrições a viagens e medidas de distanciamento social no verão.

“Podemos observar que o vírus foi introduzido diversas vezes em vários países e muitas dessas introduções se espalharam pela população”, afirma a professora Tanja Stadler da ETH Zürich, uma das principais investigadoras do estudo.

Amostras

Para analisar e rastrear os genomas do vírus, os pesquisadores coletaram amostras de pacientes infectados pela Covid-19 em diferentes países da Europa.

Hoje, a mutação está presente em 90% das sequências genéticas no Reino Unido, 60% das sequências da Irlanda e entre 30 e 40% das sequências na Suíça e na Holanda.

Os autores do estudo destacam a importância de avaliar como os controles de fronteira e as restrições de viagem funcionaram para conter as transmissões do novo coronavírus durante o verão e o papel dessas viagens em todo o contexto.

Os pesquisadores ainda avaliam se a nova mutação poderia implicar em variantes clínicas e ainda como o fenótipo do vírus foi impactado.

Medidas de controle

O estudo destaca que os países devem considerar cuidadosamente a sua abordagem aos viajantes de áreas com alta incidência do novo coronavírus quando as viagens forem retomadas pela Europa.

Embora as restrições a viagens de longo prazo e o fechamento de fronteiras não sejam sustentáveis ou desejáveis, identificar melhores maneiras de reduzir o risco de introdução de variantes e garantir que aquelas que são introduzidas não se espalhem amplamente ajudará os países a manter os baixos níveis de transmissão do novo coronavírus.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Úrsula Neves

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), pós-graduada em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em Gestão Estratégica da Comunicação pelo Instituto de Gestão e Comunicação (IGEC/FACHA)

Referências bibliográficas:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s