Retinopatia diabética pode aumentar risco de covid-19 grave

Postado em

O risco de entubação para pacientes internados por covid-19 grave foi mais de cinco vezes maior naqueles com retinopatia diabética em comparação com os pacientes sem retinopatia diabética incluídos em um pequeno estudo realizado em um único centro no Reino Unido.

É importante ressaltar que o risco de entubação foi independente dos fatores de risco convencionais para desfechos negativos para covid-19.

“Pessoas com danos vasculares pré-existentes relacionados com o diabetes, como retinopatia, podem estar predispostas a uma forma mais grave de covid-19, exigindo ventilação mecânica na unidade de terapia intensiva (UTI)”, disse o médico e primeiro pesquisador do estudo, Dr. Janaka Karalliedde, Ph.D.

Dr. Janaka e colaboradores disseram que esta é “a primeira descrição da retinopatia diabética como um potencial fator de risco de desfechos negativos na covid-19”.

“Por esse motivo, verificar a presença ou história de retinopatia ou de outras complicações vasculares do diabetes pode ajudar os profissionais de saúde a identificarem pacientes com alto risco de covid-19 grave”, acrescentou o Dr. Janaka, da Guy’s and St Thomas ‘NHS Foundation Trust, no Reino Unido.

O estudo foi publicado on-line no periódico Diabetes Research and Clinical Practice.

Retinopatia diabética pré-existente e desfechos na covid-19

A prevalência de retinopatia diabética é estimada em cerca de 55% em pessoas com diabetes tipo 1 e em 30% em pessoas com diabetes tipo 2, em média.

O Dr. Janaka faz parte de um grupo de pesquisa do King’s College London que tem focado em como a doença vascular pode predispor à covid-19 mais grave.

A “covid-19 afeta os vasos sanguíneos do corpo inteiro”, disse ele, então eles se perguntaram se a retinopatia pré-existente “predisporia a uma manifestação grave da covid-19”.

O estudo observacional incluiu 187 pacientes com diabetes (179 pacientes com diabetes tipo 2 e oito pacientes com diabetes tipo 1) internados por covid-19 na Guy’s e St Thomas ‘NHS Foundation Trust entre 12 de março a 07 de abril (o pico da primeira onda da pandemia no Reino Unido).

“Era uma população etnicamente diversa e muito doente, o que nos fornece uma observação clínica da vida real”, disse o Dr. Janaka.

Quase metade dos pacientes eram afro-caribenhos (44%), 39% eram brancos e 17% eram de outras etnias, incluindo 8% de asiáticos. A média de idade da coorte foi de 68 anos (variação de 22 a 97 anos), e 60% eram homens.

A retinopatia diabética foi observada em 67 (36%) pacientes, dos quais 80% tinham retinopatia de fundo e 20% tinham retinopatia mais avançada.

Em seguida, os pesquisadores analisaram se a presença de retinopatia estava associada a uma manifestação mais grave de covid-19, definida pela necessidade de entubação traqueal.

Dos 187 pacientes, 26% foram entubados e 45% desses pacientes tinham retinopatia diabética.

A análise mostrou que aqueles com retinopatia diabética apresentaram risco cinco vezes maior de entubação (razão de chances ou odds ratio, OR, de 5,81; intervalo de confiança, IC, de 95% de 1,37 a 24,66).

De toda a coorte, 32% dos pacientes morreram, embora nenhuma associação tenha sido observada entre retinopatia e mortalidade.

“Um número maior de pacientes com diabetes e covid-19 acabou sendo internado na unidade de terapia intensiva. Na análise multivariada, descobrimos que a retinopatia estava associada de forma independente com internação na UTI”, enfatizou o Dr. Janaka.

No entanto, eles destacaram que, “devido ao desenho transversal de nosso estudo, não podemos provar a causalidade entre retinopatia e entubação”.

“Mais estudos são necessários para entender os mecanismos que explicam as associações entre retinopatia e outros indicadores de microangiopatia na covid-19 grave.”

Diabetes Res Clin Pract. Publicado on-line em 02 de novembro de 2020. Texto completo

Medscape Notícias Médicas © 2020 WebMD, LLC

Citar este artigo: Retinopatia diabética pode aumentar risco de covid-19 grave – Medscape – 16 de dezembro de 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s